A ETE Atuba Sul foi fundada em junho de 1998, é a maior estação de tratamento de esgoto do Paraná. Atende, aproximadamente, 800 mil habitantes de Curitiba e parte da região metropolitana. A sua vazão média é de 1.450 litros por segundo.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) também implantou um novo sistema de secagem do lodo gerado na estação de tratamento de esgoto (ETE) Atuba Sul, em Curitiba, que utiliza biogás e biomassa como fonte de energia. Além de ser mais econômico, o novo processo traz benefícios ambientais. Graças à essa tecnologia, a Sanepar deixará de enviar para aterro sanitário todo mês cerca de 3.800 toneladas do lodo gerado na maior estação de esgoto do Estado.
No sistema convencional atual, que utiliza centrífuga, o lodo sai com cerca de 80% de umidade. No novo processo, ele passará por um sistema de secagem térmica, que o deixará com apenas 20% de umidade. Depois, irá para um gerador de calor que efetuará sua conversão térmica.
Assim, haverá uma redução de mais de 90% no volume do produto. Esse processo de secagem é ambientalmente sustentável por usar o gás gerado na estação, chamado de biogás, além da biomassa, que irá produzir mais calor, num sistema de autoalimentação.
A nova fase de obra para ampliação do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário de Curitiba e Região Metropolitana (SEIC), compreendendo a ampliação da Estação de tratamento de Esgoto ETE Atuba Sul, referente ao programa PARANÁ BEM TRATADO, passanda para vazão de tramento de esgoto de 1.960 L/S ou 170.000 m³/dia.
Copyright “todos os direitos reservados” Eng. Luciano Daniel – @lucianodaniel01 – 27998219851